homepage Facebook Twitter RSS Feeds Mapa do sitio
         
temperaturaventoprecipitaçãoIndice UV ESMTG
14.62.3Km/h00
BAIXO
EMARP - 2017 JUL 3 - DIETA MEDITERRÂNICA

Exposição itinerante
DIETA MEDITERRÂNICA
20170703-miniCartazExposicaoEMARPPatrimónio cultural e imaterial da humanidade

3 de julho a 4 de agosto de 2017
Horário: Dias úteis das 8h30 às 17h30

Em 4 de dezembro de 2013, a DIETA MEDITERRÂNICA foi declarada a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, durante a reunião do Comité Intergovernamental, em Baku (Azerbaijão).

Subscreveram esta candidatura transnacional sete estados com culturas mediterrânicas milenares: Portugal (Tavira), Chipre (Agros), Croácia (Hvar e Brac), Grécia (Koroni), Espanha (Soria), Itália (Cilento) e Marrocos (Chefchaouen).

A decisão do Comité em incluir a Dieta Mediterrânica na Lista Representativa da UNESCO deve-se, entre outros, aos seguintes critérios:

. A Dieta Mediterrânica é um conjunto de práticas tradicionais, conhecimentos e habilidades transmitidas de geração em geração e que proporciona um sentimento de pertença e de continuidade para as comunidades envolvidas;
. A inscrição da Dieta Mediterrânica na Lista Representativa poderia dar uma maior visibilidade à diversidade do património cultural imaterial e promove o diálogo intercultural a nível regional e internacional.

O pedido de registo da Dieta Mediterrânica na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da UNESCO foi elaborado e apresentado conjuntamente pelos 7 estados acima mencionados. A preparação técnica e formal dos conteúdos foi realizada na autarquia de Tavira, respondendo a todos os requisitos da UNESCO, um processo partilhado com instituições públicas e privadas, a nível nacional e regional sobretudo com a comunidade local, um trabalho realizado em estreita relação com os Estados e respetivas comunidades.

A dieta mediterrânica é considerada pela Food and Agriculture Organization (FAO) das Nações Unidas uma dieta amiga do ambiente, resiliente às alterações climáticas e indicada como um bom exemplo de dieta sustentável. A World Health Organization – WHO / Organização Mundial de Saúde considerou a dieta mediterrânica como um padrão alimentar de excelência pela sua qualidade nutricional e importância na prevenção das doenças e promoção da saúde comunitária.


O QUE É A DIETA MEDITERRÂNICA?

A dieta mediterrânica é um conjunto de competências, conhecimentos, práticas e tradições relacionadas com a alimentação humana, que vão da terra à mesa, abarcando as culturas, as colheitas e a pesca, assim como a conservação, transformação e preparação dos alimentos e, em particular, o seu consumo.

O modelo nutricional desta dieta, permaneceu constante através do tempo e do espaço, os ingredientes principais são o azeite da oliveira, os cereais, as frutas e verduras frescas ou secas, uma proporção moderada de carne, peixe e produtos lácteos, abundantes condimentos e cujo consumo à mesa é acompanhado de vinho ou infusões, respeitando sempre as crenças de cada comunidade.

A dieta mediterrânica - cujo nome deriva da palavra grega díaita, que quer dizer modo de vida - não compreende apenas a alimentação, pois é um elemento cultural que propicia a interação social, verificando-se que as refeições em comum são uma pedra angular dos costumes sociais e da celebração de acontecimentos festivos. A dieta mediterrânica originou também um conjunto considerável de conhecimentos, cânticos, refrões, contos e lendas.

Assim, permanece uma atitude de respeito pela terra e a biodiversidade e garante a conservação e o desenvolvimento de atividades tradicionais e artesanais ligadas à agricultura e às pescas em muitas comunidades dos países do Mediterrâneo. As mulheres desempenham um papel fundamental tanto na transmissão de práticas e conhecimentos específicos sobre rituais, gestos e celebrações tradicionais, como na salvaguarda de técnicas.

emarp-201707expo-dieta-mediterranica-53
emarp-20170...
Detalhes da Imagem Download de Imagem
emarp-201707expo-dieta-mediterranica-60
emarp-20170...
Detalhes da Imagem Download de Imagem
emarp-201707expo-dieta-mediterranica-67
emarp-20170...
Detalhes da Imagem Download de Imagem
emarp-201707expo-dieta-mediterranica-77
emarp-20170...
Detalhes da Imagem Download de Imagem
emarp-201707expo-dieta-mediterranica-cartaz
emarp-20170...
Detalhes da Imagem Download de Imagem
 
 
 
Powered by Phoca Gallery

 

 

 

 
botao_PouparAgua
 
EMARP-concursos_publicos_204