Fotografias de José Garrancho
16 de agosto a 24 de setembro de 2010
Horário: Dias úteis das 8h30 às 17h30
Embora nascido em Sines, uma «colónia algarvia» no litoral alentejano, cheguei a Portimão com dez anos, após ter vivido cinco em Lagos.
Na cidade de Manuel Teixeira Gomes, entre os dez e os vinte anos, vivi as mais variadas experiências culturais e desportivas e ganhei consciência das realidades da vida.
Fui para o serviço militar, deambulei depois por várias paragens, ao longo de dez anos, mas a minha
residência oficial foi sempre Portimão. E portimonense me considero, tanto como os que aqui nasceram.
Foi nesta cidade, com cerca de treze anos, que tomei contacto com a fotografia, nesse tempo a preto e branco. Aprendi as técnicas rudimentares e experimentei as delícias da câmara escura, onde fiquei fascinado com o aparecimento gradual da imagem, por ação dos diversos químicos.
Aos vinte e um anos, em Angola, vi satisfeito o meu grande sonho: comprei uma câmara reflex e três lentes, um investimento de vulto.
Fui fotografando ao longo dos anos, mas comecei a sentir-me insatisfeito, porque não tinha condições para montar um laboratório e a fotografia esgotava-se no momento em que premia o botão do obturador.
Em 2003, descobri a fotografia digital e os programas de edição de fotografia e voltei a ganhar interesse. Experimentei, de novo, o prazer de fotografar a preto e branco.
Sou um auto-didata que fotografa o que lhe apetece, quando lhe apetece, do modo como o vê nesse momento. Tanto podem ver-me especado à espera que uma cegonha volte ao ninho, como a fotografar uma regata, dentro de um bote de borracha, ou fazendo reportagem sobre um incêndio ou um acidente.
Embora o meu prazer seja fotografar e não esteja muito vocacionado para expor ou entrar em concursos, faço-o esporadicamente e já tive duas exposições individuais: «As Margens do Arade», na Junta de Freguesia do Parchal, e outra, sem título, no «Chocolate Café».
O semanário «Barlavento» faz o favor de publicar algumas fotos minhas e, agora, surgiu esta oportunidade na EMARP, uma grande montra que dá projeção a qualquer fotógrafo que deseje ver o seu trabalho divulgado.
José Garrancho
CONTACTOS
Telemóvel: 965 229 476
Email: jose.garrancho@gmail.com
Página internet: www.josegarrancho.blogspot.com