Exposição “SURROUNDINGS… AO REDOR…”

“Surroundings… ao redor…”

12 de setembro a 14 de outubro de 2011
Horário: Dias úteis das 8h30 às 17h30

 

A exposição “Surroundings…, ao redor…” tem assim como base o diário gráfico, cuja utilização permite-lhe olhar o mundo de uma forma diferente.

“Quantas vezes ao dia vislumbramos pequenos pássaros comuns, e não nos damos conta da

sua beleza, os tons de castanho das suas penas, os seus olhos pequenos e profundos? Quantas vezes ao dia nos encontramos na posição de ver o mar como plano de fundo, as habitações, e o movimento urbano? Muitas, mas por vezes não damos a devida atenção a esses momentos particulares tão simples”.

Assim, Hugo Pereira tenta mostrar partes do seu dia-a-dia, alguns pormenores da vida, uns em que o mais tempo foi suficiente para trabalhos fora do diário gráfico, e outros que duraram minutos, ou apenas segundos, e que ficaram registados como esboços no diário.

Transpor o que se passa na sociedade à nossa volta, mesmo quando essa sociedade começa a ter comportamentos disfuncionais como no momento da “histeria colectiva” da pandemia de gripe A ou o uso da Lumografia como meio de aproximação e decomposição do que se vê são impulsos que levaram o artista a produzir alguns trabalhos em que a conceptualização é mais elaborada.

Hugo Pereira partilha uma grande identidade de espírito com o movimento dos Urban Sketchers, pelo que subscreve o seu Manifesto:

Desenhamos “ in situ”, no interior e no exterior, capturando directamente o que observamos. Os nossos desenhos contam histórias do que nos rodeia, dos lugares onde vivemos e por onde viajamos.

Os nossos desenhos são um registo do tempo e do lugar. Somos fiéis às cenas que presenciamos. Usamos qualquer tipo de técnica e partilhamos a diversidade de estilos.

Apoiamo-nos uns aos outros e desenhamos em grupo. Partilhamos os nossos desenhos na internet. Mostramos o mundo, desenho a desenho. (www.urbansketchersportugal.blogspot.com)

E acrescenta: “A arte está à nossa volta, está ao redor…, em tudo se pode achar arte. Cabe a cada um de nós decidir o que fazer com ela.”

CONTACTOS:
Telemóvel: 962 520 330
e-mail: schecter_11@hotmail.com
Página internet: www.flickr.com/photos/draws_around_the_world