A EMARP CONTRIBUI PARA UM MELHOR AMBIENTE

APROVEITAMENTO DA ENERGIA SOLAR PARA A PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL

A EMARP está a produzir energia renovável, aproveitando as suas instalações para a colocação de painéis fotovoltaicos.

EMARP - painéis fotovoltaicos

O projeto, que agora entra em funcionamento, constou na instalação de 1.684 painéis que irão aproveitar a radiação solar, uma fonte inesgotável de energia de grande potencial no Algarve.

Os equipamentos estão divididos por quatro unidades de pequena produção, situadas junto dos depósitos de água da Boavista, Bemposta, Amoreira e Alto Pacheco. No seu conjunto, estas instalações têm uma produção anual prevista de 850.000 kWh de uma energia limpa que a EMARP irá disponibilizar à rede elétrica nacional, com potencial para abastecer cerca de 230 habitações.

Resultante de uma parceria com um investidor privado, selecionado no âmbito de um concurso público, o investimento da EMARP ronda os 350 mil euros, com base num modelo de negócio que implica uma partilha dos custos do investimento e dos proveitos daí resultantes.

Com este aproveitamento da energia solar fotovoltaica, a EMARP contribui para uma redução de emissão de CO2, utilizando um potencial energético renovável e criando uma alternativa à produção elétrica a partir das tradicionais e poluentes fontes fósseis, como o carvão e o gás natural.