PERGUNTAS FREQUENTES E DÚVIDAS (FAQ) COVID-19

Considerando a atual situação de incertezas que o nosso país atravessa relativamente ao COVID-19, ficam aqui alguns esclarecimentos importantes a dúvidas que possam surgir sobre o abastecimento de água para consumo humano, saneamento de águas residuais urbanas, gestão de resíduos urbanos e limpeza urbana no município.

Perguntas frequentes

Decorrente da pandemia COVID-19 há o risco de eventuais falhas no fornecimento de água?
Se ocorrer uma rotura ou avaria no abastecimento de água?
A EMARP está aberta e a funcionar normalmente?
Como posso comunicar a leitura do meu contador?
Como vão ser enviadas as faturas da EMARP?
Como posso efetuar o pagamento das minhas faturas?

 

 

    
 
 
 

Decorrente da pandemia COVID-19 há o risco de eventuais falhas no fornecimento de água?

Não existe quaisquer restrições ou medidas que prevejam essa ocorrência. A EMARP assegura o funcionamento das redes de adução e distribuição, bem como de todos os equipamentos e infraestruturas principais, como sejam os reservatórios e estações elevatórias.
 
 
 

 
 
 
 

Se ocorrer uma rotura ou avaria no abastecimento de água?

A EMARP garante operação, manutenção e reparação de avarias de todas as infraestruturas dos sistemas de abastecimento. Outras atividades que a EMARP assegura:

– Exploração dos sistemas de recolha de águas residuais;
– Operação, manutenção e reparação de avarias de todas as infraestruturas dos sistemas de saneamento;
– Gestão dos Resíduos Urbanos e limpeza urbana;
– Realização do controlo da qualidade da água para consumo humano de acordo com as orientações da autoridade competente para a qualidade da água para consumo humano, e em articulação com as autoridades de saúde locais, sempre que necessário;
– Funcionamento do sistema de logística e compras necessários à exploração dos sistemas;
– Prestação de serviços de atendimento ao público, em regime de teletrabalho, para reporte de avarias.

 
 
 

 
 
 
 

A EMARP está aberta e a funcionar normalmente?

Para sua segurança e pela saúde de todos, o atendimento ao público estará encerrado seguindo as orientações das entidades de saúde e governamentais em vigor.
Contudo serão disponibilizados meios alternativos de comunicação por via telefónica e eletrónica.
O atendimento presencial será reservado para casos inadiáveis e urgentes, e será prestado através de agendamento efetuado para os contactos abaixo indicados.
Relembramos os contactos que devem ser utilizados:

Telefónico: 282 400 260
Eletrónico: geral@emarp.pt
Atendimento: atendimento@emarp.pt
Tesouraria: tesouraria@emarp.pt
www.emarp.pt (área de cliente)

 
 
 

 
 
 
 

Como posso comunicar a leitura do meu contador?

Poderá comunicar a sua leitura por diversos meios, nomeadamente, através de envio de mensagem de correio eletrónico (e-mail), através da área de cliente ou através da central telefónica (282 400 260 – opção leituras) seguindo os seguintes passos:

1º PASSO: Introduza o n.º de cliente e finalize com #

2º PASSO: Introduza o n.º de contribuinte e finalize com #

3º PASSO: Introduza a leitura do contador (apenas os números a preto) e finalize com #

4º PASSO:  Para confirmar a leitura prima 0 (zero)

 
 
 

 
 
 
 

Como vão ser enviadas as faturas da EMARP?

Serão enviadas conforme têm sido enviados habitualmente, via e-mail (para quem tenha aderido por essa opção) e por carta, recorrendo aos CTT que, à semelhança de outros serviços públicos essenciais, mantêm o esforço coletivo para continuar a servir o nosso país e que merecem o nosso reconhecimento e agradecimento.

Para verificar e/ou alterar o seu e-mail e telefone poderá fazê-lo comodamente em através da área de cliente em www.emarp.pt.

Se não está registado é muito simples, basta aceder à área de cliente e seguir os passos solicitados.
 
 

 
 
 
 

Como posso efetuar o pagamento das minhas faturas?

Poderá recorrer ao pagamento através de transferência bancária ou através de multibanco.
Para obter estes dados poderá entrar em contacto com EMARP através do número de telefone referido ou através do e-mail tesouraria@emarp.pt.

A EMARP solicita aos munícipes que detetarem situações anómalas relacionadas com o funcionamento dos sistemas que nos informem.

 

Apelamos à consciência cívica de todos os munícipes na defesa do seu bem-estar e de toda a comunidade.