RESULTADOS DA 1ª CAMPANHA DE DESINFESTAÇÃO 2020
Esta campanha decorreu entre os meses de fevereiro e março de 2020, tendo sido interrompida devido às contingências do Estado de Emergência – COVID19. Ficaram por desinfestar as seguintes zonas: Monte Canelas, Companheira, Malheiro, Ladeira do Vau e Porto de Lagos. De referir que, na próxima campanha, a realizar em junho/julho, essas zonas serão as primeiras a ser alvo de desinfestação e posterior reforço.
No que concerne a baratas, na grande maioria dos arruamentos, verificou-se um nível de infestação entre o nível nulo (0 baratas) e fraco (<50 baratas).
Os resultados apresentados correspondem à média de infestação de cada arruamento, pelo que, quando se verifica a presença de baratas numa ou duas caixas de visita de saneamento ao longo dum arruamento, todo ele é considerado com nível de infestação a assinalar.
Comparativamente à última campanha, realizada em novembro/dezembro, verificou-se uma considerável diminuição dos níveis infestação. Estes resultados foram os expectáveis devido às temperaturas tipicamente baixas desta época do ano. Refira-se que o fator temperatura é decisivo na infestação das caixas de visita de saneamento, que na procura de locais mais frescos, as espécies infestantes sobem nas condutas.
Relativamente aos ratos, detetou-se um nível geral de infestação não visível. Nas zonas com nível fraco de infestação de ratos foram na sua maioria avistados buracos na calçada. Estes são fruto dos túneis efetuados pelos ratos, localizados em zonas onde existem casas abandonadas nas proximidades, terrenos baldios ou em zonas onde as espécies infestantes são atraídas por restos de comida abandonados na via pública.
Embora haja um esforço por parte da nossa fiscalização no sentido de sensibilizar os munícipes por forma a evitar este tipo de situações, a sua atitude é importante.
Não abandone resíduos e não alimente animais na via pública, visto que esta ação constitui um ponto de atração de espécies errantes. Para os animais abandonados poderá contribuir procurando um lar para os mesmos a fim de evitar este tipo de inconvenientes.
Consulte os resultados da campanha e o grau de infestação verificado no município: