Exposição “Cores entre Marés”

Exposição “Cores entre Marés” de Antero Anastácio

9 de janeiro a 10 de fevereiro de 2023

 

“Cores entre Marés” reúne um conjunto de pinturas a óleo que se caracterizam por uma explosão cromática de pormenores aliciantes, de cariz surrealista. Predominantemente figurativas, as obras de Antero Anastácio revelam as vivências do autor e identificam as suas raízes, devolvendo-nos ao olhar a subtileza de temas marcantes e elementos simbólicos da sua terra Natal, tais como o mar, as gaivotas, as varinas, a pesca e as sardinhas.

Sobre Antero Anastácio

Natural de Peniche e descendente de algarvios, Antero Anastácio cresceu “entre as dunas e o mar”. Cedo revelou inclinação para o desenho e para as artes mas a sua vocação ficou adiada devido ao seu percurso como optometrista e contactologista de profissão.

Anos mais tarde frequentou a Sociedade Nacional de Belas Artes. Considera-se autodidata e desde 1997 expõe com regularidade, quer em exposições individuais quer coletivas, em Portugal e no estrangeiro. A sua pintura a óleo apresenta uma pluralidade de estilos, num encontro entre luz e técnica, em que sobressai a criatividade e a originalidade.