Atividades lúdicas atraem dezenas de visitantes ao stand da EMARP na abertura do 27º Festival da Sardinha

Até 6 de agosto a EMARP dinamiza atividades pedagógicas e assegura a gestão dos resíduos produzidos num dos maiores eventos gastronómicos do Algarve

À semelhança do ano passado, a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão e o Município reforçam o seu compromisso ambiental criando as condições necessárias para que o 27.º Festival da Sardinha seja um evento sustentável e amigo do ambiente.

Este ano, o stand da empresa municipal, palco de várias atividades lúdicas, despertou o interesse de dezenas de visitantes que, na abertura do certame, aguardaram a sua vez para participar no jogo “Separar é fácil” ou fazer girar a roda dos orgânicos.

Para além dos jogos didáticos, até ao dia 6 de agosto, a empresa promove a oferta de baldes aos munícipes que pretendam aderir ao projeto-piloto de recolha de restos de comida, o sorteio de um cabaz de orgânicos, cujo regulamento poderá ser consultado aqui, e um passatempo nas redes sociais para os visitantes que fizerem uma publicação utilizando a moldura “Separar é fácil”, alusiva à campanha da separação seletiva de resíduos.

As atividades dinamizadas pela equipa da EMARP têm o objetivo de proporcionar momentos divertidos entre família e amigos, com direito a prémios, estimulando, simultaneamente, a reflexão sobre várias temáticas do ambiente em geral e dos resíduos em particular.

De referir que a separação eficiente dos resíduos, que permita o encaminhamento para reciclagem dos fluxos de plástico, cartão e vidro e a valorização da matéria orgânica, é uma prioridade e para esse efeito foram efetuadas ações de sensibilização direcionadas aos produtores de resíduos (restaurantes e agroalimentares) e aos voluntários que colaboram na recolha dos tabuleiros das mesas.

O recinto também se encontra apetrechado com vários ecopontos e sinalética de sensibilização, incentivando os visitantes a depositar corretamente os resíduos produzidos durante o certame.