A primeira campanha de desinfestação do ano de 2024 decorreu entre os meses de fevereiro e abril. No que concerne a infestação por baratas, os resultados da 1ª campanha balizaram-se entre o Nulo (0 baratas) e o Forte (>100 Baratas). De um modo geral, os níveis de infestação apresentaram-se pouco significativos nas caixas de visita do saneamento público, situando-se a maioria dos resultados entre o nível nulo e nível fraco. Estes resultados são expectáveis, dadas as baixas temperaturas típicas desta altura do ano. Apesar de pouco incidentes, os arruamentos onde se detetou uma maior presença desta praga localizaram-se em alguns arruamentos das freguesias de Portimão e Alvor. Importa ressalvar que os resultados apresentados, correspondem à média de infestação de cada arruamento, pelo que, quando se verifica a presença de baratas numa ou duas caixas de visita de saneamento ao longo de um arruamento, todo ele é considerado com nível de infestação a assinalar.
No que concerne a Ratos constata-se que no geral verificaram-se níveis nulos, não tendo sido detetados indícios da presença desta praga na grande maioria do concelho, havendo apenas algumas artérias onde se constou a sua presença ou indícios de infestação, maioritariamente em arruamentos do perímetro urbano de Portimão com maior densidade populacional.
Embora haja um esforço por parte da nossa fiscalização no sentido de sensibilizar os munícipes por forma a evitar este tipo de situações, a sua atitude é importante. Não abandone resíduos e não alimente animais na via pública, pois esta ação constitui um ponto de atração para as espécies errantes. Para os animais abandonados poderá contribuir procurando um lar para os mesmos a fim de evitar este tipo de inconvenientes.
Consulte os resultados da campanha e o grau de infestação verificado no município:
Consultar resultados das campanhas anteriores